A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 14ª Delegacia Seccional com sede em Monteiro, finalizou nesta quarta-feira (1o), o Inquérito Policial da chamada Operação Sem Fronteiras, que teve início em 23 de março de 2023, após a morte do jovem Henrique Oliveira Chaves, de 27 anos, que foi assassinado com disparos de arma de fogo, em plena manhã de quinta-feira, no centro do Congo, no Cariri.
No mesmo dia 23 de março de 2023, em ação conjunta entra as Polícias Civil e Militar, foram presos em flagrante um homem de 38 anos de idade, que é natural de Bezerros/PE, e foi responsável pelo transporte do pistoleiro contratado para executor o delito, um homem de 40 anos de idade, que deu auxílio material ao crime, tendo cedido uma propriedade rural sediada em Jataúba/PE, onde foi preparada e planejada a ação criminosa.
Na audiência de custódia, o homem de 38 anos foi colocado em liberdade.
Foram apreendidos celulares, o veículo FIAT SIENA, COR BRANCA, com placa falsa, bem como identificado o veículo VW GOLF, COR PRATA, utilizado pelo mandante do delito para guiar o pistoleiro e o motorista até o local da execução.
As investigações continuaram e foram identificados mais dois autores do delito, o mandante, responsável pela contratação e paga do pistoleiro, bem como pelo fornecimento da arma do crime e de placas falsas que foram utilizadas no FIAT SIENA, COR BRANCA, que foi usado durante o crime, e o executor direito. O VW GOLF é registrado no nome do genro do mandante.
De posse de todos esses elementos, bem como extraídas as informações contidas nos aparelhos de telefonia celular apreendidos, foi possível constatar, também, que o motorista havia mentido em seu interrogatório, já que possuía amizade antiga com o pistoleiro, de quem chegou a ser vizinho na cidade de Caruaru.
Assim, representou-se pela decretação da prisão preventiva do motorista de 38 anos, do mandante de 61 anos de idade, e do pistoleiro de 24 anos de idade, e expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar para as suas residências, o que foi deferido pelo Juízo competente.
As diligências da OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS foram divididas em três etapas, por questão de estratégia operacional, tendo a última sido executada nesta quarta-feira (10), e culminado, em resumo: na prisão de três pessoas, do mandante em Camalaú/PB, do motorista do executor em Caruaru/PE, e de em Jataúba/PE; e no cumprimento de 04 (quatro) mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Camalaú/PB, Congo/PB, Caruaru/PE e Santa Cruz do Capibaribe/PE.
O executor direto do crime, um jovem de 24 anos de idade, residente em Caruaru/PE, não foi localizado e se encontra foragido, a polícia pede que quem o vir, ou tiver informações que possam levar a seu paradeiro, informe a Polícia Civil através do número 197.
Com Assessoria